O conceito de qualidade é bastante subjetivo, visto que está diretamente relacionado com perceções, necessidades e características de cariz individual.
Quando aplicado a cuidados de saúde, há uma dificuldade acrescida: são vários os artigos, relatórios e estudos que indicam existir, por vezes, uma distância significativa entre a convicção de boas práticas por parte dos prestadores e o descontentamento dos seus utentes. Existe pois, necessidade de alinhamento entre os serviços que os prestadores oferecem e as preferências dos utentes.
Na literatura científica não é possível encontrar um consenso em torno de uma definição de qualidade em saúde. Têm surgido diversas conceptualizações da qualidade, que diferem sobretudo ao nível da maior ou menor abrangência do modelo de avaliação dos serviços de saúde.
A qualidade pode medir-se através da análise do produto final, que em saúde equivale às consequências da intervenção do prestador sobre o estado de saúde do utente. A avaliação aqui far-se-á mediante a análise de indicadores de resultado.
Mas pode também encarar-se a qualidade como a adequação ao uso, a conformidade com as exigências. Esta vertente tem a ver, primordialmente, com o modo como os serviços são concretizados: considera-se que se os processos forem os corretos, um bom serviço final advirá naturalmente. Aqui a qualidade reside, portanto, no "como se faz", e não apenas no que se obtém como consequência disso. É possível a avaliação deste tipo de parâmetros, através da utilização de indicadores de processo.
Por outro lado, há toda uma série de condições que propiciam o desempenho em conformidade com as exigências e o resultado adequado às expectativas. A este nível é possível aferir da qualidade através de indicadores de estrutura.
Em todo o caso, as definições unívocas e fechadas são geralmente consideradas redutoras, não capturando todo o espectro de realidades e dimensões de alguma forma associadas à qualidade em saúde. Existe, sim, um consenso alargado sobre a necessidade de se adotar uma abordagem multidimensional.