SINASPrincípios Orientadores

Rigor, Transparência, Objetividade

 
O SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde – é um sistema de avaliação da qualidade global dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde desenvolvido pela Entidade Reguladora da Saúde.
 
O SINAS tem por base três valores fundamentais: rigor, transparência e objectividade.

Em todas as dimensões do projecto se pugna pela existência de rigor científico e técnico, de objectividade e justiça na avaliação, de motivação e envolvimento dos prestadores, de transparência e inteligibilidade, quer para as instituições avaliadas, quer para o público em geral, em especial os utentes.
 
Podem sistematizar-se os princípios orientadores do SINAS em três objectivos:
 
  • Mais e melhor informação sobre a qualidade do sistema de saúde. A definição e a recolha adequada e cíclica de dados para obtenção de indicadores de avaliação consistentes potenciam a disponibilização de informação objectiva, pertinente e fiável acerca da qualidade do sistema de saúde.
     
  • Melhoria contínua dos cuidados prestados. A publicitação dos resultados da avaliação permitirá às instituições a promoção de benchmarking, catalisando a implementação de medidas conducentes à melhoria contínua da qualidade dos serviços e dos cuidados prestados.
     
  • Incremento da capacidade de análise do utente. A publicidade resultante da disponibilização da informação dotará os utentes de um conhecimento simplificado e fidedigno sobre os níveis de qualidade do sistema de saúde, reduzindo as actuais assimetrias de informação e permitindo decisões e opiniões documentadas.