Não existe um conceito universal de qualidade. Nem mesmo quando aplicada, em concreto, a cuidados de saúde, a definição é consensual.
Dada a multidimensionalidade inerente ao conceito de qualidade, foi opção da ERS adotar uma perspetiva tão lata quanto possível, propondo-se abranger diversas dimensões que se integrassem numa conceção alargada de qualidade em saúde.
Foram portanto selecionadas as dimensões da qualidade que se consideraram relevantes, em consonância com a tipologia dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde em análise, e cuja pertinência fosse inteligível para todos os públicos.
A análise de diversas dimensões trouxe como valor acrescentado ao SINAS a possibilidade de implementar a avaliação de forma faseada, tendo ainda a vantagem de permitir às Instituições a identificação dos seus pontos fortes e fracos, bem como de áreas de atuação prioritária.
Assim, decidiu-se que, para cada tipologia de prestador, seriam avaliadas várias dimensões distintas – apesar de, por vezes, interligadas – do que se considerou melhor refletir qualidade em saúde.
No módulo do SINAS dedicado aos prestadores de cuidados de saúde oral – SINAS@Saúde.Oral – pretende-se que a avaliação venha a incidir sobre as seguintes dimensões: