SINASOrganização e Procedimentos
Na avaliação desta dimensão da qualidade procura aferir-se do cumprimento de requisitos elementares, alguns dos quais legalmente previstos, no que se refere à organização de cada estabelecimento e aos procedimentos habitual e reiteradamente adotados.

Optou-se pela utilização de indicadores de estrutura para avaliação dos itens considerados fundamentais pelo grupo de trabalho criado especificamente para produção deste sistema. A aplicação desta tipologia de indicadores permite verificar se estão implementadas medidas conducentes ao funcionamento eficiente e eficaz da instituição.

Os resultados da avaliação assentam em informação recolhida por meio de uma check-list de verificação de condições, processos e práticas que possam refletir o nível de qualidade da organização dos serviços.
 

Destaques da check-list

 
A check-listcheck-list que serve de base à avaliação da dimensão "Organização e Procedimentos" no âmbito do SINAS@Saúde.Oral está dividida em várias categorias. 
 

Categorias para a avaliação da dimensão "Organização e Procedimentos":

 
  •    Equipamentos e respetiva manutenção
  •    Esterilização de materiais
  •    Limpeza e desinfeção
  •    Gestão de resíduos
  •    Saúde e segurança dos colaboradores
  •    Processo clínico
  •    Horário de funcionamento
  •    Organograma / Diretor Clínico
  •    Carta dos direitos do utente
  •    Tabela de preços
  •    Tabela de nomenclatura 
 
Cada categoria contempla diversos requisitos, alguns dos quais designados por “pontos críticos” por se ter considerado que o seu incumprimento compromete a qualidade dos serviços prestados. O não cumprimento de qualquer dos pontos críticos da check-list veda o acesso do prestador ao rating nesta dimensão, condicionando portanto a atribuição da respetiva estrela.

Periodicamente são efetuadas pela equipa da ERS auditorias a estabelecimentos selecionados aleatoriamente, com o objetivo de verificar, in loco, a consistência da informação submetida.