Na avaliação desta dimensão da qualidade procura aferir-se do cumprimento de requisitos elementares, alguns dos quais legalmente previstos, no que se refere à organização de cada estabelecimento e aos procedimentos habitual e reiteradamente adotados.
Optou-se pela utilização de indicadores de estrutura para avaliação dos itens considerados fundamentais pelo grupo de trabalho criado especificamente para produção deste sistema. A aplicação desta tipologia de indicadores permite verificar se estão implementadas medidas conducentes ao funcionamento eficiente e eficaz da instituição.
Os resultados da avaliação assentam em informação recolhida por meio de uma check-list de verificação de condições, processos e práticas que possam refletir o nível de qualidade da organização dos serviços.
Destaques da check-list
A check-list que serve de base à avaliação da dimensão "Organização e Procedimentos" no âmbito do SINAS@Saúde.Oral está dividida em várias categorias.
Categorias para a avaliação da dimensão "Organização e Procedimentos":
- Equipamentos e respetiva manutenção
- Esterilização de materiais
- Saúde e segurança dos colaboradores
- Organograma / Diretor Clínico
- Carta dos direitos do utente
Cada categoria contempla diversos requisitos, alguns dos quais designados por “pontos críticos” por se ter considerado que o seu incumprimento compromete a qualidade dos serviços prestados. O não cumprimento de qualquer dos pontos críticos da check-list veda o acesso do prestador ao rating nesta dimensão, condicionando portanto a atribuição da respetiva estrela.
Periodicamente são efetuadas pela equipa da ERS auditorias a estabelecimentos selecionados aleatoriamente, com o objetivo de verificar, in loco, a consistência da informação submetida.