SINASSatisfação do Utente
DIMENSÃO EM DESENVOLVIMENTO 
 
Em matéria de qualidade, são recorrentes os indícios da existência de uma distância significativa entre a convicção de boas práticas por parte dos prestadores e a perceção das mesmas por parte dos seus utentes.
 
Assim, a avaliação do SINAS na dimensão "Satisfação do Utente" procurará contribuir para uma aproximação destas duas vertentes, fazendo debruçar a sua análise sobre duas óticas complementares.
 
Por um lado, proceder-se-á à averiguação da existência de uma cultura de avaliação da satisfação dos utentes nas instituições, ou seja, da medida em que os prestadores de cuidados de saúde estão atentos às expectativas e à opinião dos utilizadores dos seus serviços, e da forma como essas expectativas e opiniões afetam as suas decisões em termos de procedimentos institucionais e contribuem para a melhoria contínua da organização.
 
Por outro lado, pretende avaliar-se, o grau de satisfação dos utentes dos serviços de saúde, através da produção de indicadores de satisfação do utente que permitam a distribuição dos prestadores pelos diferentes níveis de rating.
 
A avaliação desta segunda ótica assentará num estudo de inquérito sobre a satisfação dos utentes dos prestadores em avaliação, ainda em fase de desenvolvimento.