SINASDimensões Avaliadas
 
Não existe um conceito universal de qualidade. Nem mesmo quando aplicada, em concreto, a cuidados de saúde, a definição é consensual.
 
Dada a multidimensionalidade inerente ao conceito de qualidade, foi opção da ERS adotar uma perspetiva tão lata quanto possível, propondo-se abranger diversas dimensões que se integrassem numa conceção alargada de qualidade em saúde
 
Foram portanto selecionadas dimensões que se consideraram relevantes, em consonância com a tipologia dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde em análise, e cuja pertinência fosse inteligível para todos os públicos.
 
A avaliação em diversas dimensões trouxe como valor acrescentado ao SINAS a possibilidade de implementar a avaliação de forma faseada, tendo ainda a vantagem de permitir a identificação de pontos fortes e fracos das instituições, bem como de áreas de atuação prioritária.
 
Assim, decidiu-se que, para cada tipologia de prestador, seriam avaliadas as dimensões que permitissem, no entender da ERS, aferir de forma mais fidedigna os níveis de qualidade em saúde.
 
No Módulo do SINAS dedicado aos prestadores de cuidados de saúde com internamento – SINAS@Hospitais – avaliam-se as seguintes as dimensões: