SINASAdequação e Conforto das Instalações
No âmbito da dimensão de Adequação e Conforto das Instalações avalia-se, por um lado, as condições físicas, estruturais e organizacionais de espaços e compartimentos do edifício do tipo hospitalar, assim como a gestão de requisitos de qualidade alimentar e gestão de segurança física e higiene no trabalho. A vertente relativa ao Conforto abrange os aspetos relacionados com a disponibilidade de serviços e áreas complementares, a qualidade térmica, acústica e visual dos espaços, e por fim, a qualidade da água e a qualidade do ar, condições essas inerentes ao edifício do tipo hospitalar.

Uma vez que a natureza da realidade a avaliar neste parâmetro remete para questões de procedimentos, de organização e de condições físicas e humanas dos prestadores de cuidados de saúde, o modelo de recolha de dados adotado assenta numa check-list, cujo preenchimento é da responsabilidade dos prestadores avaliados.
 
 
 

Destaques da check-list

 
check list Adequação e Conforto das Instalações que serve de base à avaliação desta dimensão no âmbito do SINAS@Hospitais encontra-se dividida por várias categorias.


Categorias para a avaliação da “Adequação” das instalações:

 
  •    Acessos e Mobilidade
  •    Manutenção

    - Áreas de atividade
    - Equipamentos/Redes/Sistemas de suporte à atividade
    - Gestão dos Resíduos

  •     Medidas de Autoproteção de Segurança contra Incêndios (organização e procedimentos)

    - Plano de Prevenção contra Incêndios
    - Plano de Emergência Interno
    - Registos de Segurança
    - Plano de Emergência a Catástrofe

  •     Risco Não Clínico

    - Avaliação de Risco Não Clínico
    - Controlo de Risco Não Clínico
    - Controlo de Acessos
    - Controlo de Saídas
    - Rondas
    - Alertas

 

Categorias para a avaliação do “Conforto” das instalações:

 
  •     Internamento
  •     Áreas Complementares

    - Cafetaria/Restaurante
    - Sanitários

  •     Conforto

    - Conforto Térmico
    - Conforto Acústico
    - Conforto Visual

  •     Controlo de Qualidade

    - Controlo da Qualidade da água
    - Controlo da Qualidade do ar interior

 
Cada categoria contempla diversos requisitos, alguns dos quais designados por “pontos críticos” por se ter considerado que o seu incumprimento compromete a qualidade dos serviços prestados. O não cumprimento de qualquer dos pontos críticos da check-list veda o acesso do prestador ao rating nesta dimensão, condicionando portanto a atribuição da respetiva estrela.

Periodicamente são efetuadas pela equipa da ERS auditorias a estabelecimentos selecionados aleatoriamente, com o objetivo de verificar, in loco, a consistência da informação submetida e promover a melhoria contínua.