No âmbito da dimensão de Adequação e Conforto das Instalações avalia-se, por um lado, as condições físicas, estruturais e organizacionais de espaços e compartimentos do edifício do tipo hospitalar, assim como a gestão de requisitos de qualidade alimentar e gestão de segurança física e higiene no trabalho. A vertente relativa ao Conforto abrange os aspetos relacionados com a disponibilidade de serviços e áreas complementares, a qualidade térmica, acústica e visual dos espaços, e por fim, a qualidade da água e a qualidade do ar, condições essas inerentes ao edifício do tipo hospitalar.
Uma vez que a natureza da realidade a avaliar neste parâmetro remete para questões de procedimentos, de organização e de condições físicas e humanas dos prestadores de cuidados de saúde, o modelo de recolha de dados adotado assenta numa check-list, cujo preenchimento é da responsabilidade dos prestadores avaliados.
Destaques da check-list
Categorias para a avaliação da “Adequação” das instalações:
- Acessos e Mobilidade
- Manutenção
- Áreas de atividade
- Equipamentos/Redes/Sistemas de suporte à atividade
- Gestão dos Resíduos
- Medidas de Autoproteção de Segurança contra Incêndios (organização e procedimentos)
- Plano de Prevenção contra Incêndios
- Plano de Emergência Interno
- Registos de Segurança
- Plano de Emergência a Catástrofe
- Avaliação de Risco Não Clínico
- Controlo de Risco Não Clínico
- Controlo de Acessos
- Controlo de Saídas
- Rondas
- Alertas
Categorias para a avaliação do “Conforto” das instalações:
- Internamento
- Áreas Complementares
- Cafetaria/Restaurante
- Sanitários
- Conforto Térmico
- Conforto Acústico
- Conforto Visual
- Controlo da Qualidade da água
- Controlo da Qualidade do ar interior
Cada categoria contempla diversos requisitos, alguns dos quais designados por “pontos críticos” por se ter considerado que o seu incumprimento compromete a qualidade dos serviços prestados. O não cumprimento de qualquer dos pontos críticos da check-list veda o acesso do prestador ao rating nesta dimensão, condicionando portanto a atribuição da respetiva estrela.
Periodicamente são efetuadas pela equipa da ERS auditorias a estabelecimentos selecionados aleatoriamente, com o objetivo de verificar, in loco, a consistência da informação submetida e promover a melhoria contínua.