No âmbito das cirurgias de revascularização do miocárdio (bypass), avalia-se o cumprimento de procedimentos na seleção e a administração atempada do antibiótico (profilaxia de infeção) em “doentes-padrão”.
Nesta área avalia-se a correta seleção e a administração atempada do antibiótico (profilaxia de infeção) a “doentes-padrão” submetidos a cirurgias cardíacas (substituição de válvula cardíaca e/ou outras cirurgias ao coração, exceto colocação de stent e/ou bypass).
A metodologia utilizada pelo consórcio Siemens/JCI para cálculo dos indicadores permite estabelecer a comparabilidade entre os casos utilizados para efeitos de classificação no rating. Em particular, casos com quadros clínicos de exceção, nomeadamente no que diz respeito a comorbilidades relevantes, são excluídos do cálculo dos indicadores.
A recolha da informação necessária à avaliação é efetuada pelos prestadores, através de uma plataforma tecnológica desenvolvida para o efeito. É também fornecido à equipa de recolha um manual de especificações dos indicadores, documento de grande rigor técnico e detalhe relativamente ao conteúdo e fundamentação de todos os dados solicitados.