O rating de cada área clínica é obtido com base num conjunto de indicadores de avaliação seleccionados e consensualizados, contando com o input dos prestadores participantes e das sociedades científicas.
Os indicadores de avaliação, desenvolvidos pela Joint Commission, têm uma base sólida e rigorosa, assente na evidência científica disponível, estando alinhados com as melhores práticas internacionais e sendo utilizados em diversos países.
Os indicadores aqui utilizados podem ser classificados em duas categorias: indicadores de processo e indicadores de resultado.
Os indicadores de processo referem-se à prestação de cuidados de saúde aos doentes e refletem o grau de concordância das práticas com as respectivas guidelines. Para o cálculo e análise de indicadores de processo é utilizado o "modelo de oportunidades".
Os indicadores de resultado refletem o impacto do prestador e dos cuidados de saúde prestados no estado de saúde do doente. Para a análise de indicadores de resultado é utilizado o "modelo de ajuste de risco".
Nas tabelas abaixo encontram-se listados os indicadores de avaliação selecionados para avaliação das diferentes áreas.