Em matéria de qualidade, são recorrentes os indícios da existência de uma distância significativa entre a convicção de boas práticas por parte dos prestadores e a perceção das mesmas por parte dos seus utentes.
Assim, a avaliação do SINAS na dimensão da Satisfação do Utente procura contribuir para uma aproximação destas duas vertentes, fazendo debruçar a sua avaliação sobre duas óticas complementares.
Por um lado, proceder-se-á à averiguação da existência de uma cultura de avaliação da satisfação dos utentes nas instituições, ou seja, da medida em que os prestadores de cuidados de saúde estão atentos às expectativas e à opinião dos utilizadores dos seus serviços, e da forma como essas expectativas e opiniões afetam as suas decisões em termos de procedimentos institucionais e contribuem para a melhoria contínua da organização.
Transitoriamente, para esse efeito foi preparada uma pequena Check List sobre a Satisfação do Utente a submeter aos prestadores, que procura auscultar a atitude das instituições no que respeita ao feedback dos seus utentes.
Por outro lado, pretende avaliar-se, o grau de satisfação dos utentes dos serviços de saúde dos hospitais, através da produção de um indicador de satisfação do utente e, a partir dele, da atribuição de um rating de avaliação.
A avaliação desta segunda ótica assentará num estudo de inquérito sobre a satisfação dos utentes dos prestadores em avaliação, ainda em fase de desenvolvimento.