SINASEventos Adversos
O SINAS@Hospitais baseou a sua avaliação da ocorrência de eventos adversos para a dimensão “Segurança do Doente” numa seleção de indicadores da Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ).
 
As metodologias de cálculo aplicadas para produção dos ratings de eventos adversos no âmbito do SINAS são da responsabilidade da Siemens, um dos parceiros tecnológicos da ERS na implementação deste sistema.
 
Nesta vertente apenas são avaliados os prestadores cuja informação conste da Base de Dados dos Grupos de Diagnóstico Homogéneo fornecida pela ACSS.
 
Para a determinação do posicionamento de cada prestador no rating é utilizada uma regra de classificação com base num processo de inferência estatística que permite determinar se a performance observada diverge significativamente da performance de referência. Os prestadores são assim classificados nos seguintes níveis do rating: nível de qualidade I (prestador posicionado na categoria de classificação de base), nível de qualidade II (prestador posicionado na categoria de classificação intermédia) e nível de qualidade III (prestador posicionado na categoria de classificação superior).
  
Os prestadores com número de observações insuficiente para realização de inferência estatística são classificados na categoria "amostra não significativa".