A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulga os resultados do módulo SINAS@Hospitais do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), relativa à dimensão Excelência Clínica.
O SINAS é um sistema cuja participação dos prestadores de cuidados de saúde é voluntária. A avaliação e a classificação efetuadas processam-se em dois níveis. No primeiro nível é verificado o cumprimento de um conjunto de critérios, definidos no contexto do SINAS, para a prestação de cuidados de saúde com qualidade. Somente os prestadores a quem é atribuída a classificação correspondente ao cumprimento de todos estes parâmetros de qualidade (simbolizado por uma estrela vermelha) têm acesso ao segundo nível de avaliação, no qual é calculado um rating individual, para cada uma das áreas em avaliação.
Realça-se que a metodologia utilizada pelo SINAS é diferente de um ranking, onde os prestadores surgiriam listados por ordem decrescente de desempenho, não sendo adequadas qualificações do tipo “melhor hospital” atribuídas individualmente aos prestadores. Acresce que as classificações traduzem o desempenho apenas nas áreas concretamente avaliadas em cada prestador, não se podendo fazer extrapolações sobre o desempenho do hospital como um todo. Assim, a interpretação dos resultados publicados pelo SINAS deve atender à natureza da metodologia de avaliação adotada.
A avaliação da dimensão Excelência Clínica incidiu sobre episódios de internamento com alta entre 1 de julho de 2018 a 30 de junho de 2019, refletindo o desempenho anual dos prestadores de cuidados envolvidos, relativa a procedimentos e/ou diagnósticos nas áreas nas áreas de Angiologia e Cirurgia Vascular, Cardiologia, Cirurgia de Ambulatório, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cuidados Intensivos, Cuidados Transversais, Ginecologia, Neurologia, Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria.
Consultar: Resultados da segunda avaliação de 2020
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