SINASExcelência Clínica
 
 

A dimensão Excelência Clínica visa avaliar a qualidade dos cuidados de saúde propriamente ditos a diversos níveis, como o diagnóstico, os procedimentos ou a profilaxia. 

A consulta de diversa literatura e a análise de experiências similares a nível internacional permitem constatar que os resultados do cumprimento com procedimentos de base aplicados a determinadas áreas chave são reflexo de níveis gerais de qualidade instalada.

No âmbito do SINAS@Hospitais, o desempenho dos estabelecimentos é analisado em diversas áreas clínicas, através de um conjunto de indicadores específicos para cada uma dessas áreas. A avaliação da Excelência Clínica dos estabelecimentos é, portanto, constituída pelas avaliações parcelares em cada uma das áreas clínicas, e não apenas concentrada num único rating.

Não se pretende a avaliação dos profissionais de saúde do ponto de vista técnico ou deontológico, mas apenas aferir do cumprimento institucional de guidelines e boas práticas, científica e consensualmente validadas. Também não se pretende a avaliação de serviços ou departamentos dentro dos hospitais, dado que as patologias e os procedimentos analisados podem ser comuns a diferentes áreas.

A informação disponibilizada reflete, sim, o resultado do cálculo de indicadores de avaliação selecionados no âmbito de procedimentos e patologias específicas em “doentes-padrão”, sendo os resultados apresentados no contexto da área clínica correspondente.

Os indicadores de avaliação utilizados foram maioritariamente desenvolvidos pela Joint Commission International - JCI, excetuando os indicadores da área de Cirurgia de Ambulatório os quais foram desenvolvidos pela ERS com o apoio da Associação Portuguesa de Cirurgia de Ambulatório, e assentam em evidência científica de elevado rigor e objetividade. O mesmo se verificou com os indicadores relativos às áreas de cuidados transversais introduzidos na avaliação em 2015 (Dor Aguda e Tromboembolismo Venoso no Internamento), que foram desenvolvidos na íntegra pela ERS, com o apoio da Ordem dos Médicos, Colégios de Especialidade correspondentes, e um conjunto de peritos médicos das áreas em estudo. 

O modelo de cálculo dos indicadores e os resultados da sua aplicação nesta dimensão do SINAS@Hospitais foi desenvolvido pelo consórcio Siemens/JCI.

Tratando-se de um sistema dinâmico, de construção faseada, prevê-se a inclusão de mais áreas na avaliação desta dimensão do SINAS. Atualmente existe já informação disponível – ratings – sobre as seguintes áreas: