Primeiro Nível de Avaliação – Estrela
Na dimensão da Excelência Clínica, apenas serão divulgados ratings para os prestadores que, cumulativamente, cumpram com os seguintes critérios:
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Tenham fornecido os dados necessários para se submeter à avaliação em pelo menos uma das áreas clínicas integradas no SINAS;
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Tenham obtido um dos três níveis de qualidade (I, II ou III) em pelo menos uma das áreas em que se submetem à avaliação;
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Possuam um processo clínico organizado de forma a que toda a informação submetida se encontre acessível e seja passível de ser auditada.
A validação desse cumprimento, demonstrada através da atribuição de uma estrela, permite aos prestadores o acesso ao segundo nível de avaliação.
Segundo Nível de Avaliação – Rating
Na dimensão da Excelência Clínica, o objetivo do cálculo de ratings é a classificação dos prestadores de acordo com o seu desempenho global nos indicadores relevantes para uma dada área. O modelo aqui utilizado, desenvolvido pelo consórcio Siemens/Joint Commission International (JCI), assenta em metodologias de elevada objetividade e rigor científico.
Para a determinação do posicionamento de cada prestador no rating é utilizada uma regra de classificação com base num processo de inferência estatística que permite determinar se a performance observada diverge significativamente da performance de referência. Os prestadores são assim classificados nos seguintes níveis do rating: nível de qualidade I (prestador posicionado na categoria de classificação de base), nível de qualidade II (prestador posicionado na categoria de classificação intermédia) e nível de qualidade III (prestador posicionado na categoria de classificação superior).
Os prestadores com número de observações insuficiente para realização de inferência estatística são classificados na categoria "amostra não significativa".
Os prestadores cujos dados não cumpram critérios mínimos de qualidade, são incluídos na categoria "em averiguação".
Na categoria "não forneceu os elementos necessários para avaliação" são incluídos os prestadores que não tenham entregue quaisquer dados nos dois últimos períodos de recolha consecutivos, não sendo assim possível determinar o seu desempenho e posicionamento face aos restantes prestadores.