Primeiro nível de avaliação – Estrela
Na dimensão da Satisfação do Utente apenas serão divulgados ratings para os prestadores que cumpram com os seguintes critérios:
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Tenham instituídos processos internos de avaliação do grau de satisfação dos utentes com base em estudos de inquérito;
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Procedam a essa avaliação com regularidade;
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Considerem os resultados das avaliações de satisfação para implementação de ações de melhoria contínua da qualidade.
A validação desse cumprimento, demonstrada através da atribuição de uma estrela, permite aos prestadores o acesso ao segundo nível de avaliação.
Segundo nível de avaliação - rating
Para construção dos indicadores de satisfação em cada estabelecimento, será utilizado um modelo de inquérito, transversal a todos os prestadores, que tem por base um levantamento das melhores práticas nacionais e internacionais na avaliação da satisfação do utente.
É objetivo do SINAS aplicar o estudo de inquérito aos seguintes serviços:
- Cirurgia de ambulatório
- Consultas de ambulatório
- Internamento
- Urgência
O objetivo é a produção de indicadores de satisfação do utente, e a partir deles, a produção de ratings de avaliação.
Questionário
O instrumento de recolha de informação para o estudo de inquérito será um questionário com uma estrutura que tem por base um modelo de satisfação do utente compatível com o ACSI – American Consumer Satisfaction Index[1]. Nesse sentido, o desenho do questionário adequa-se ao tratamento posterior dos dados de acordo com a metodologia do ACSI.
O questionário está estruturado de forma a que as variáveis de medida (questões) permitam a avaliação das seguintes variáveis latentes (indicadores de satisfação):
- Satisfação global e lealdade
- Expectativas e imagem
- Qualidade apercebida ao nível de serviço e profissionais administrativos
- Qualidade apercebida ao nível de cuidados e profissionais de saúde
- Qualidade apercebida ao nível de instalações (adequação e conforto)
- Qualidade apercebida ao nível de acesso e tempos de espera
[1] Claes Fornell, Michael D. Johnson, Eugene W. Anderson, Jaesung Cha and Barbara Everitt Bryant, "The American Customer Satisfaction Index: Nature, Purpose, and Findings", Journal of Marketing Vol. 60, No. 4 (Oct., 1996), pp. 7-18
Metodologias de cálculo e análise dos dados
Os utentes dão as suas respostas ao questionário classificando os seus níveis de satisfação de acordo com uma escala de 1 a 10, em que 1 corresponde a “muito insatisfeito” e 10 a “muito satisfeito”. Posteriormente, são construídos os indicadores de satisfação de cada estabelecimento, normalizados para uma escala de 1 a 100.
Para a produção dos ratings de satisfação do utente recorrer-se-á à metodologia de clustering.
O clustering permite a partição de uma lista ordenada de observações para construção de grupos de com maior afinidade. No âmbito do modelo aqui exposto, o clustering resulta no agrupamento de prestadores segundo o critério de proximidade em termos do indicador de satisfação, maximizando o grau de associação entre observações do mesmo grupo e minimizando o grau de associação entre observações de grupos diferentes.
Das diversas técnicas de clustering existentes, foi utilizada a técnica das k-means , considerada a mais adequada para estudos em que existe, à partida, uma hipótese quanto ao número de grupos a formar. O essencial desta técnica apresenta-se seguidamente.
Produção de rating
A atribuição dos ratings é realizada em concordância com o preconizado em todo o SINAS, através da classificação dos prestadores em três clusters, de acordo com os grupos de prestadores criados naturalmente pelo algoritmo:
- Prestadores posicionados no cluster superior são classificados com “nível de qualidade III”;
- Prestadores posicionados no cluster intermédio são classificados com “nível de qualidade II”; e
- Prestadores posicionados cluster inferior são classificados com “nível de qualidade I”.
Os modelo de inquérito foram já distribuídos. No entanto, o processo de recolha da informação junto dos utentes está ainda em curso, pelo que atualmente não existem ratings disponíveis para divulgação nesta área.