SINASSatisfação do Utente
 
 

Primeiro nível de avaliação – Estrela

 
Na dimensão da Satisfação do Utente apenas serão divulgados ratings para os prestadores que cumpram com os seguintes critérios:
 
  1. Tenham instituídos processos internos de avaliação do grau de satisfação dos utentes com base em estudos de inquérito;
     
  2. Procedam a essa avaliação com regularidade;
     
  3. Considerem os resultados das avaliações de satisfação para implementação de ações de melhoria contínua da qualidade.
     
 
A validação desse cumprimento, demonstrada através da atribuição de uma estrela, permite aos prestadores o acesso ao segundo nível de avaliação.
 

Segundo nível de avaliação - rating

 
Para construção dos indicadores de satisfação em cada estabelecimento, será utilizado um modelo de inquérito, transversal a todos os prestadores, que tem por base um levantamento das melhores práticas nacionais e internacionais na avaliação da satisfação do utente.
 
 
É objetivo do SINAS aplicar o estudo de inquérito aos seguintes serviços:
 
  • Cirurgia de ambulatório
  • Consultas de ambulatório
  • Internamento
  • Urgência
 
O objetivo é a produção de indicadores de satisfação do utente, e a partir deles, a produção de ratings de avaliação.
 

Questionário

 
O instrumento de recolha de informação para o estudo de inquérito será um questionário com uma estrutura que tem por base um modelo de satisfação do utente compatível com o ACSI – American Consumer Satisfaction Index[1]. Nesse sentido, o desenho do questionário adequa-se ao tratamento posterior dos dados de acordo com a metodologia do ACSI.
 
O questionário está estruturado de forma a que as variáveis de medida (questões) permitam a avaliação das seguintes variáveis latentes (indicadores de satisfação):
 
  • Satisfação global e lealdade
  • Expectativas e imagem
  • Qualidade apercebida ao nível de serviço e profissionais administrativos
  • Qualidade apercebida ao nível de cuidados e profissionais de saúde
  • Qualidade apercebida ao nível de instalações (adequação e conforto)
  • Qualidade apercebida ao nível de acesso e tempos de espera
 

[1] Claes Fornell, Michael D. Johnson, Eugene W. Anderson, Jaesung Cha and Barbara Everitt Bryant, "The American Customer Satisfaction Index: Nature, Purpose, and Findings", Journal of Marketing Vol. 60, No. 4 (Oct., 1996), pp. 7-18
 
 

Metodologias de cálculo e análise dos dados

 
Os utentes dão as suas respostas ao questionário classificando os seus níveis de satisfação de acordo com uma escala de 1 a 10, em que 1 corresponde a “muito insatisfeito” e 10 a “muito satisfeito”. Posteriormente, são construídos os indicadores de satisfação de cada estabelecimento, normalizados para uma escala de 1 a 100.
 
Para a produção dos ratings de satisfação do utente recorrer-se-á à metodologia de clustering.
 
O clustering permite a partição de uma lista ordenada de observações para construção de grupos de com maior afinidade. No âmbito do modelo aqui exposto, o clustering resulta no agrupamento de prestadores segundo o critério de proximidade em termos do indicador de satisfação, maximizando o grau de associação entre observações do mesmo grupo e minimizando o grau de associação entre observações de grupos diferentes.
 
Das diversas técnicas de clustering existentes, foi utilizada a técnica das k-means , considerada a mais adequada para estudos em que existe, à partida, uma hipótese quanto ao número de grupos a formar. O essencial desta técnica apresenta-se seguidamente.
 
kmeans_satisfa__o_SO.png
 
 
 

Produção de rating

 
A atribuição dos ratings é realizada em concordância com o preconizado em todo o SINAS, através da classificação dos prestadores em três clusters, de acordo com os grupos de prestadores criados naturalmente pelo algoritmo:
 
  • Prestadores posicionados no cluster superior são classificados com “nível de qualidade III”; 
  • Prestadores posicionados no cluster intermédio são classificados com “nível de qualidade II”; e 
  • Prestadores posicionados cluster inferior são classificados com “nível de qualidade I”.
 
Os modelo de inquérito foram já distribuídos. No entanto, o processo de recolha da informação junto dos utentes está ainda em curso, pelo que atualmente não existem ratings disponíveis para divulgação nesta área.