Para avaliação da qualidade do tratamento no âmbito desta patologia, procede-se à análise do cumprimento de procedimentos nos cuidados prestados no momento inicial do internamento aos “doentes-padrão” com diagnóstico de Enfarte Agudo do Miocárdio, bem como a prescrição de terapêutica adequada no momento da alta. Avalia-se ainda o risco da mortalidade intra-hospitalar associada ao diagnóstico de Enfarte Agudo do Miocárdio, ajustada às características específicas de cada doente.
A metodologia utilizada pelo consórcio Siemens/JCI para cálculo dos indicadores permite estabelecer a comparabilidade entre os casos utilizados para efeitos de classificação no rating. Em particular, casos com quadros clínicos de exceção, nomeadamente no que diz respeito a comorbilidades relevantes, são excluídos do cálculo dos indicadores.
A recolha da informação necessária à avaliação é efetuada pelos prestadores, através de uma plataforma tecnológica desenvolvida para o efeito. É também fornecido à equipa de recolha um manual de especificações dos indicadores, documento de grande rigor técnico e detalhe relativamente ao conteúdo e fundamentação de todos os dados solicitados.