Neste parâmetro pretende-se avaliar, de forma objetiva, o grau de orientação dos serviços de saúde para as necessidades e expectativas dos utentes e seus acompanhantes.
Os serviços de saúde devem, por natureza, ser orientados para os utentes. Focalizar no utente será, sobretudo, comunicar e interagir com os utentes num ambiente humanizado, de forma a minimizar o desconforto associado à situação que os leva a recorrer aos serviços de saúde.
A dificuldade desta tarefa reside no fato de cada utente ser único, com as suas necessidades, forças e fraquezas, valores e crenças, e na existência, por vezes, de uma distância significativa entre a convicção de boas práticas por parte dos prestadores e o descontentamento dos seus utentes.
Os resultados dos cuidados de saúde são positivamente influenciados quando os utentes e seus familiares/acompanhantes são envolvidos nos processos de tomada de decisão e de tratamento, de uma forma adequada às suas expectativas culturais.
O que se pretende com o parâmetro Focalização no Utente é questionar as práticas diárias, os processos e as relações entre os prestadores e seus utentes de forma a atingir as suas necessidades e expectativas.
A avaliação desta dimensão assenta em informação recolhida por meio de uma check-list de verificação de condições, processos e práticas que concretizem uma cultura de focalização dos serviços nessas necessidades e expectativas.
Destaques da check-list
A check-list Focalização no Utente que suporta a avaliação desta dimensão no âmbito do SINAS@Hospitais foi desenvolvida com base num aprofundado estudo de standards e modelos de avaliação de várias agências a nível internacional e está dividida em várias categorias.
Categorias para a avaliação da Focalização no Utente:
- Consentimento informado
- Marcação e Cancelamento de consultas
- Marcação e Cancelamento de Exames Complementares de Diagnóstico e Terapêutica
- Internamento
- Segunda Opinião
- Apoio Espiritual
- Associações de Doentes
- Visitas
- Alimentação
- Formação
- Comunicação com os doentes
- Documentação e Apoio na Alta do Internamento
- Doentes em Estado Terminal
- Tempos de Espera
- Confidencialidade
- Sugestões, Queixas ou Reclamações
- Inquéritos de Satisfação
- Retroinformação
Cada categoria contempla diversos requisitos, alguns dos quais designados por “pontos críticos” por se ter considerado que o seu incumprimento compromete a qualidade dos serviços prestados. O não cumprimento de qualquer dos pontos críticos da check-list veda o acesso do prestador ao rating nesta dimensão, condicionando portanto a atribuição da respetiva estrela.
Periodicamente são efetuadas pela equipa da ERS auditorias a estabelecimentos selecionados aleatoriamente, com o objetivo de verificar, in loco, a consistência da informação submetida e promover a melhoria contínua.