SINASResultados da primeira avaliação de 2018

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulga os resultados da primeira avaliação de 2018 do módulo SINAS@Hospitais do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), relativa à dimensão Excelência Clínica. As restantes dimensões do SINAS@Hospitais – Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente – serão objeto de atualização de resultados no primeiro trimestre de 2019, pelo que os resultados disponíveis no website da ERS, quanto a estas dimensões, correspondem à segunda avaliação de 2017.

Os resultados agora publicados são relativos a procedimentos e/ou diagnósticos nas áreas de Angiologia e Cirurgia Vascular, Cardiologia, Cirurgia de Ambulatório, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Geral, Cuidados Intensivos, Cuidados Transversais, Ginecologia, Neurologia, Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria. A avaliação incidiu sobre episódios de internamento com alta entre 1 de julho de 2016 a 30 de junho de 2017, refletindo o desempenho anual dos prestadores.

O SINAS é um sistema cuja participação dos prestadores de cuidados de saúde é voluntária. A avaliação e a classificação efetuadas processam-se em dois níveis. No primeiro, confirma-se o cumprimento dos critérios considerados essenciais para a prestação de cuidados de saúde com qualidade. A validação desse cumprimento, demonstrada pela atribuição de uma estrela, permite ao prestador o acesso ao segundo nível de avaliação, no qual se processa a classificação em rating, para cada uma das áreas em avaliação, num de três níveis de qualidade: nível de qualidade III, II ou I, conforme os prestadores estejam posicionados no nível de qualidade superior, no nível de qualidade intermédio ou no nível de qualidade de base.

Destaca-se que dos 159 estabelecimentos atualmente abrangidos pelo SINAS@Hospitais – que representam praticamente todo o universo de prestadores de natureza hospitalar –, 124 (78%) participaram na avaliação da dimensão da Excelência Clínica, e 112 (90%) destes conseguiram a atribuição da estrela correspondente ao primeiro nível de avaliação.

Com o intuito de motivar a melhoria contínua, a ERS valida a informação submetida pelos prestadores através de um programa anual de auditorias aleatórias.

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